APARTAMENTO ALAMEDA JAÚ

Integração de ambientes garante amplitude em apartamento compacto.

Localização: Alameda Jaú, Jardim Paulistano. São Paulo - SP.

Ano de conclusão da obra: 2019.

Fotografia: JP Image.

Suelen_ithome-029-Editar.jpg
 
Suelen_ithome-067-Editar.jpg

A história por trás da reforma...

Para sair do aluguel, a jovem moradora investiu e um apartamento em edifício datado da década de 90, para construir o seu novo lar. Localizado na mesma rua onde já residia, solicitou ao escritório que o período de projeto e obra ocorresse em tempo recorde, através de um minucioso gerenciamento o seu desejo foi atendido, com o prazo total de 90 dias para a conclusão de todas as etapas.

Ao conhecer o objeto do projeto, nos deparamos com o imóvel antigo, sem vida, com acabamentos que não valorizavam a arquitetura do edifício e não aproveitavam o espaço ali disponível.

O imóvel se destaca pelo processo eficiente e pela preocupação em gerar o mínimo de resíduos. O belo piso de madeira carvalho foi mantido e restaurado, eletrodomésticos e mobiliário foram reaproveitados em sua maioria e a integração do existente com o novo se deu pela retirada de algumas portas e alvenarias e pela paleta de cores super alegre que reflete a alma da sua nova proprietária.

Suelen_ithome-105.jpg
Suelen_ithome-109.jpg
Suelen_ithome-092-Editar.jpg

Entre estar e cozinha, estante unificada a bancada se tornou móvel curinga: ora utilizado como bar, ora como café, servindo de apoio as refeições cotiadas e aos momentos de receber amigos e familiares no imóvel.

Suelen_ithome-048-Editar.jpg

Máximo de aproveitamento.

Para otimizar cada cantinho do pequeno apartamento de 42 m², alterações na planta e a eliminação de portas e alvenarias foram as primeiras providências idealizadas para o imóvel, que teve como principal premissa o aproveitamento máximo de todos os ambientes. Respeitando as necessidades da moradora e também os princípios da sustentabilidade, buscamos reaproveitar ao máximo os elementos existentes, entre acabamentos e mobiliário, somente o essencial foi substituído para garantir a personalidade da nova proprietária do imóvel. 

Suelen_ithome-125 - Editar.jpg
Suelen_ithome-107.jpg
_MG_0054_edited.jpg
Suelen_ithome-082-HDR-Editar.jpg

Valorização da lavanderia: se tornou um ambientes de destaque no imóvel!

Lavanderia escondida? Aqui NÃO! No apartamento Alameda Jáu a lavanderia foi supervalorizada, retiramos a porta que limitada o espaço, integramos com a cozinha e com os ambientes sociais e demos a ela a valorização merecida.

 

Com marcenaria autoral, que possibilita um belo espaço de compartimento e a guarda de rodos e vassouras no sentido horizontal: onde ninguém imagina. Sua paleta de cores e o contraste com uma paginação de piso bem selecionada, tornando o local um verdadeiro charme - totalmente imprevisível. 

Suelen_ithome-118.jpg
Suelen_ithome-123.jpg

Cozinha completa em

apenas 4m².

Pouco espaço não é desculpa para falta de funcionalidade. Com muita criatividade, a nova cozinha contempla espaço para todos os eletros da moradora, espaço para armazenamento de louçaria e alimentos, espaço de trabalho e bancada de apoio com assentos - tudo isso em apenas 04 m²!  Entre as soluções, destacamos o escorredor de louças embutido no armário superior, liberando na bancada área de trabalho.

Suelen_ithome-130.jpg
Suelen_ithome-120.jpg

No banho, tons neutros se unem através de um mix de texturas bem selecionadas.

Suelen_ithome-011-Editar.jpg
Suelen_ithome-016.jpg